1995 – Squash Gaúcho

Fonte: Squash no Rio Grande do Sul, do Atlas do Esporte de autoria de Daniel Alves Barbosa

Emílio Fernandes é o novo presidente da Federação cuja sigla troca de FSRGS para FSRS. Ele trás ao estado o Campeonato Sulamericano Junior, paralelo ao III Circuito Sulamericano de Squash, na K-Viva (Caxias do Sul) e o Pro-Specs de Squash, cujas finais, ambas entre Sabir Butt (canadense, ex-número 2 do ranking mundial juvenil) e Horácio Resta (#1 da Argentina) foram filmadas e retransmitidas pelo canal a cabo de TV SPORTV. Em junho, Carlos Hartmann (Caco Hart) inaugurou o Hart Squash, com 2 quadras de squash, construídas no fundo de casa, em Rio Grande. O Primeiro Hart Open de Squash foi realizado em novembro de 1995, valendo pontos para o ranking citadino. O Segundo foi em julho de 1996 e o último, paralelo à Festa do Mar de 1997. Atualmente o Hart Squash está inativo.

Foi criada a Liga Missioneira em que participaram as cidades de Santa Rosa, São Borja, Panambi e Cruz Alta, Assunción (Paraguai), Posadas e Resistencia (Argentina). Apesar de dificuldades geográficas e financeiras, Brasil, Argentina e Paraguai têm mantido este intercâmbio internacional que muito beneficiou os gaúchos.

Sabir Butt (ex-número 2 juvenil do mundo) e Ricardo Ferreira (#4 do Brasil) fazem uma Clínica de Squash no PASC.

Em 6 de dezembro, Cida e Elena Tascht inauguraram no Squash 800, as 2 primeiras quadras de São Borja. O primeiro citadino foi realizado em abril de 1996. A academia sedia a Liga Missioneira desde 1997 e o Circuito Estadual desde 1998. No Squash 800 surgiu o campeão brasileiro juvenil Vinícius Leão Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *