2004 – Squash Gaúcho

Fonte: Squash no Rio Grande do Sul, do Atlas do Esporte de autoria de Daniel Alves Barbosa

Em janeiro foi ao ar o website da FSRS, www.squashrs.com.br, desenvolvido voluntariamente pelo praticante do esporte Ricardo Gaspar. Nele estavam disponíveis informações atualizadas pela Federação, sobre tudo o que acontecia com o squash no RS.

O Circuito Gaúcho foi temporariamente desativado visando-se reforçar os circuitos citadinos e o Gauchão. São criados o Circuito Porto Alegre e o Circuito Caxias do Sul de Squash.

Em 24 de abril, a FSRS ajuda a promover o Dia Mundial do Squash, evento realizado em diversos locais simultaneamente, com o objetivo de estimular a prática do esporte.

Desde maio, o Projeto Piloto “Squash na Escola”, uma parceria da FSRS com a Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, estava oportunizando a estudantes de escolas públicas a prática do squash, patrocinada pelas academias e por praticantes incentivadores. O projeto, cuja elaboração contou com a colaboração voluntária do praticante e especialista em marketing esportivo Eduardo Hoppe, consiste em visitar as escolas próximas aos locais com quadra e convidar os estudantes a irem, no horário extra-escolar, experimentar o squash. Aqueles que gostarem poderão voltar e trazer seus amigos (estudantes de escolas públicas), durante um semestre, em horários definidos para as aulas. Os professores são voluntários e o clube/academia empresta a quadra e o equipamento. Após este período, alguns são selecionados para continuar, subsidiados pelo clube ou academia. Os demais podem continuar com uma contribuição simbólica para o pagamento das aulas. São 3 as academias participantes: Ipanema Sportes, Squash & Fitness e Squash Squad.

Em outubro, a Squash & Fitness realizou, com apoio da FSRS, o primeiro Gauchão de Squash, no qual, paralelamente ocorreu uma das etapas do Circuito Brasileiro Profissional Masculino e Feminino, com a presença dos melhores jogadores do Brasil. A gaúcha Thaysa Serafini vence sua primeira etapa do Circuito Brasileiro e assume a 2a colocação no Ranking Brasileiro Feminino Profissional.

Em novembro, em São Paulo, Luciano Barbosa tornou-se o primeiro gaúcho a conquistar o título de Campeão Brasileiro Profissional, sendo o segundo brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo. No mesmo evento, Thaysa Serafini foi a primeira gaúcha a disputar uma final, ficando em segundo lugar, após perder para a paulista Karen Redfern, 14 vezes Campeão Brasileira Profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *