1990 – Squash Gaúcho

Fonte: Squash no Rio Grande do Sul, do Atlas do Esporte de autoria de Daniel Alves Barbosa

Na década de 1990 no RS, surgiram quadras em Caxias do Sul (Sport Center), Cruz Alta (Ânimo Academia), São Leopoldo (Shape Academia), Rio Grande (Squash Center e Yatch Club), hoje todas inativas. Também foi construída a primeira quadra pública, no Chulipão em Cachoeira do Sul e as primeiras quadras em Shopping Center, exemplo da Shape Academia, no Novo Shopping de Novo Hamburgo, que hoje também estão fora de atividade. A fábrica da Enxuta, de Caxias do Sul também construiu uma quadra de squash no seu complexo esportivo, que, ao fechar, passou à Prefeitura Municipal, mas atualmente está inativa.

Neste período, alguns dos primeiros jogadores do ranking brasileiro fizeram uma tour pelo país, incluíndo o RS, onde compartilharam sua experiência. Os integrantes do “M4” eram Mário de Oliveira, Roberto Mori, Lawrence Magrath e Marcelo Ferreira. A cidade que levou o squash para a região das missoes foi Santa Rosa. Dionir Martins construiu a Squash Academia, com 2 quadras de squash tendo a parede traseira de vidro, além de musculação. Fez torneios abertos, incentivou a criação de novas quadras em São Borja, iniciou a Liga Missioneira e sediou etapas do Circuito Gaúcho. Em Caxias do Sul, Jorge Pistor fez a Multiforma, com 2 quadras de squash, além de musculação.

1990

O Rio Grande do Sul conquiste seu primeiro título brasileiro juvenil, em BH com o natural de Rio Grande, Luciano Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *